07 junho 2011

Entendendo o Active Directory


Imagem Retirada do Google
Entendendo o Active Directory.
O Active Directory é o serviço de diretórios do Windows Server. Um Serviço de Diretório é um serviço de rede, o qual identifica todos os recursos disponíveis em uma rede, mantendo informações sobre estes dispositivos (contas de usuários, grupos, computadores, recursos, políticas de segurança etc.) em um banco de dados e torna estes recursosdisponíveis para usuários e aplicações.
Afinal, o que é Diretório? Um diretório nada mais é do que um cadastro ou, melhor ainda, um banco de dados com informações sobre usuários, senhas e outros elementos necessários ao funcionamento de um sistema, quer seja um conjunto de aplicações no Mainframe, um grupo de servidores da rede local, o sistema de e-mail ou outro sistema qualquer.
Imagine uma empresa onde o usuário, para realizar o seu trabalho diário, tem que acessar aplicações e serviços em diferentes plataformas e modelos: No Mainframe, em aplicações cliente/servidor, sistemas de e-mail, intranet da empresa e além desta variedade de aplicações, você também precisa de acesso aos recursos básicos da rede, tais como pastas e impressoras compartilhadas.
Para piorar um pouco a situação, a senha do Mainframe expira, por exemplo, a cada 30 dias e não pode repetir as últimas 5 senhas. A da rede expira a cada 60 dias e não pode repetir as últimas 13. A do e-mail expira a cada 45 dias e ele não pode repetir as últimas 10. O que tem a ver este monte de senha com o conceito de Diretório? Tem muito a ver. Observe que em cada ambiente existe um banco de dados para cadastro do nome de usuário, senha e outras informações, como por exemplo seção, matrícula e assim por diante. Este banco de dados, com informações sobre usuários da rede, é um exemplo típico de diretório.
A proposta da Microsoft é que, aos poucos, as aplicações sejam integradas com o Active Directory. O que seria uma aplicação integrada com o Active Directory? Seria uma aplicação que, ao invés de ter o seu próprio cadastros de usuários, senhas e grupos (seu próprio diretório), fosse capaz de acessar as contas e grupos do Active Directory e atribuir as permissões de acesso diretamente às contas e grupos do Active Directory. Por exemplo, vamos supor que você utilize o Exchange 2003 como servidor de e-mail. Este é um exemplo de aplicação que já é integrada com o Active Directory. Ao instalar o Exchange 2003, este é capaz de acessar a base de usuários do Active Directory e você pode criar contas de e-mail para os usuários do Active Directory.
Chegará o dia do logon único, quando todas as aplicações forem ou diretamente integradas com o Active Directory, ou capazes de acessar a base de usuários do Active Directory e atribuir permissões de acesso aos usuários e grupos do Active Directory.
Continue lendo o artigo. Download Aqui

0 comentários:

Postar um comentário

 
MCP SOLUTION