09 fevereiro 2012

Instalando e Configurando o WDS no Windows Server 2008

Galera estou aqui mais uma vez para compartilhar com vocês um guia passo a passo que utilizei para instalar e configurar o WDS no Windows Server 2008. Utilizei para implementar aqui na empresa e funcionou 100% :D chega de papo e vamos ao que interessa.
Instalando e Configurando o WDS 
O WDS fornece uma tecnologia de implantação de Sistemas Operacionais baseada em Servidor e em imagem. As imagens podem ser implantadas em estações de trabalho e em servidores através do processo de inicialização Pre-boot eXecution Environment (PXE), ou boot através da placa de rede, como alguns costumam chamar.
O WDS é ideal para empresas de pequeno e médio porte que precisam automatizar a tarefa de implantação de Sistemas Operacionais em estações de trabalho e em Servidores por toda a empresa.
Requisitos para instalação do WDS:
Servidor executando: Windows Server 2008 Standard, Enterprise ou Datacenter. O mesmo vale para o Windows Server 2008 R2.
Active Directory: o servidor WDS deve ser membro de um domínio Active Directory.
Servidor DNS
Servidor DHCP: o WDS utiliza o DHCP para informar ao cliente que existe um servidor PXE na rede.
Volume NTFS: as imagens devem ser armazenadas em um volume NTFS.
1 – Instalando:
Abra o Gerenciador de Servidores para adicionar a função de WDS.
2 – Marque Serviços de implantação do Windows, clique em Próximo.
3 – A próxima tela traz uma visão geral do WDS, é recomendável dar uma lida para conhecer melhor o serviço.
4 – Na próxima tela selecione as duas caixas de seleção e clique em Próximo.
5 – Clique em Instalar.
6 – Configurando :
Após terminar a instalação abra Serviços de implantação do Windows através das “Ferramentas Administrativas”.
7 – Clique com o botão direito do mouse em cima do Servidor e selecione “Configurar Servidor”.
8 – A próxima tela informa os requisitos para o funcionamento do WDS.
9 – Devemos selecionar um local para armazenar as imagens de instalação, por padrão o WDS sugere uma pasta chamada RemoteInstall na raiz do sistema, mas é recomendável utilizar outro volume em NTFS para armazenar as imagens. Para efeito de demonstração estou instalando no local sugerido pelo WDS.
10 – A próxima tela talvez seja a mais importante em toda a configuração.
Caso o WDS esteja no mesmo servidor que executa a função de DHCP, marque as duas caixas de seleção.
Não escutar na porta 67: Por padrão o DHCP escuta nesta porta, então para evitar conflitos e o não funcionamento do WDS marque esta caixa de seleção.
Configurar a opção 60 do DHCP como ‘PXEClient’: Marcando está caixa de seleção, estaremos anunciando ao servidor DHCP que ele também é o servidor PXE da rede.
Obs. Se o WDS e o DHCP estiverem em servidores diferentes, será necessário deixar desmarcadas as duas caixas de seleção (Não escutar na porta 67 Configurar a opção 60 do DHCP como ‘PXEClient’) nas propriedades do servidor WDS, e no servidor DHCP adicionar a opção 66 apontando para o FQDN do servidor WDS, e a opção 67 com o valor boot\x86\wdsnbp.com
11 – Marque a terceira opção para que o WDS responda a todas as solicitações de clientes, sejam eles conhecidos ou não pelo Active directory. Clique em Avançar.
12 – Aguarde o término da configuração.
13 – Após o termino da configuração temos a opção de adicionar a imagem de inicialização e as imagens de instalações ao WDS:
Imagem de inicialização: Essa é imagem com o qual os clientes se comunicarão com o WDS para fazer o processo de boot antes da instalação.
Imagem de Instalação: É a imagem do S.O que será instalado no computador cliente, pode ser uma imagem do Windows Vista, Windows 7, Windows Server 2008 ou Windows Server 2008 R2. Para instalar o Windows XP ou o Windows Server 2003 são necessárias configurações adicionais no WDS.
Se você quiser adicionar as imagens posteriormente, então desmarque a caixa de seleção.
Neste exemplo já vou adicionar as imagens de inicialização e de instalação.
14 – O próximo passo é selecionar onde estão as imagens de inicialização e instalação, por padrão no Windows Vista, Windows 7 e Windows Server 2008, as imagens de boot e de instalação tem a extensão .WIM, são elas boot.wim e install.wim e estão na pasta sources do DVD de instalação do sistema operacional.
15 – Devemos criar um grupo para armazenar as imagens, é recomendável criar um grupo para imagens de sistemas para Desktops e um grupo para sistema de Servidores, enfim crie um grupo da forma que achar melhor.
16 – A próxima tela informa quantas imagens de boot e de instalação foram encontradas no DVD ou ISO.
Note que no meu DVD havia uma imagem de instalação e cinco imagens de instalação. Clique em avançar.
17 – Primeiro será adicionada a imagem de inicialização e depois as imagens de instalação.
18 – Clique em Concluir.
19 – Note nas imagens abaixo que foi adicionada uma imagem de inicialização e cinco imagens de instalação.
20 – O próximo passo é configurar o computador cliente para inicializar através da PXE, isso é feito no Setup da BIOS.
Quando o computador identificar o servidor WDS, para fazer o boot pela PXE é necessário teclar F12, caso isso não seja feito, o computador não fará o boot pela PXE.
Obs.Você pode configurar para não ser necessário teclar F12 e inicializar o computador cliente automaticamente através do arquivo boot.wim armazenado no WDS, isso é feito nas propriedades do servidor WDS.
21 – O computador fará o boot através do arquivo de inicialização armazenado no servidor WDS.
22 – Após o computador fazer o boot através do arquivo de inicialização é necessário selecionar as opções regionais e de Teclado, e digitar uma conta do domínio com permissão no WDS.
Obs. Por padrão qualquer usuário do domínio tem permissão para instalar o S.O nos computadores através do WDS, caso você queira restringir esse privilégio basta ir ao servidor WDS e abrir as propriedades de cada imagem de instalação e aplicar as permissões conforme achar necessário.
Clique em OK e avance.
23 – Selecione qual Sistema Operacional será instalando, daqui por diante a instalação é semelhante a qualquer instalação do Windows Vista, 7 ou Server 2008. Aguarde o término da instalação.
Conclusão
O WDS é um ótimo recurso para empresas que precisam automatizar o processo de instalação de S.Os em suas redes, pois, a instalação e configuração são muito simples de serem feitas. Vale a pena pesquisar sobre o WDS e também sua integração com outros produtos como o System Center Configuration Manager, para automatizar ainda mais o processo de instalação de S.Os.

0 comentários:

Postar um comentário

 
MCP SOLUTION